6 de março de 2012

[Trilha Sonora Tributos Vorazes] Analise da música: Linger - The Cranberries

Aposto que você tem uma música que sempre que escuta acha que é perfeita para um certo momento do livro, e que se fosse por vocês, estaria com certeza na trilha sonora.

Pois bem, como boa tributa, também tenho as minhas, e hoje vim aqui mostrar ela para vocês.

É a musica Linger, dos The Cranberries, uma banda de rock alternativo que fez muito sucesso na década de 90. Vocês podem conferir a tradução com a letra original aqui e abaixo podem ver o vídeo.
Para mim, essa musica representa os sentimentos do Peeta no período pós- game até o início do massacre quartenário. Não tinha como eu escutar essa música e não lembrar do que a Katniss e, principalmente, o Peeta estavam passando.
Então, vamos analisar as estrofes?
Para fazer analise, usei a voz masculina em vez da feminina.

Se você, Se você pudesse voltar
Não deixe queimar, Não deixe desaparecer
Tenho certeza de que não estou sendo rude
Mas é apenas sua atitude
Que está acabando comigo
Está arruinando tudo
Eu jurei, Eu jurei que seria verdadeiro
E, querida, você também jurou
Então por que você estava segurando a mão dele?
É assim que ficamos?
Você estava mentindo o tempo todo?
Foi só um jogo para você?

“Foi só um jogo para você?”, É, já ouvimos frase parecida com essa antes, e ela foi dita pelo próprio Peeta. A primeira estrofe toda contém questionamentos que Peeta já fez a Katniss, sobre a veracidade dos seus sentimentos, sobre o que era ou não verdade no meio da encenação toda que eles fizeram no jogo.

Mas eu estou tão envolvido
Você sabe o quanto sou um tolo por você
Você me tem atado entre seus dedos
Você tem que deixar isso se prolongar?
Você tem que deixar. Você tem que deixar
Você tem que deixar isso se prolongar?

Sim, no caso de Katniss, ela tinha que deixar isso se prolongar, afinal a encenação de romance entre ela e Peeta era o que ainda sustentava sua ultima esperança de escapar das sanções do Presidente Snow. Mas também sabemos que o sentimento deles não foi o tempo toda uma encenação, então como saber em que ponto Katniss estava sendo verdadeira e quanto ela estava encenando?

"Oh, eu pensei tudo de você
Achei que nada pudesse dar errado
Mas eu estava errado
Eu estava errado
Se você, Se você pudesse dar um jeito
De tentar não mentir
As coisas não seriam tão confusas
E eu não me sentiria tão usado
Mas você sempre soube
Que eu gostaria de estar com você!"

Assim como as outras estrofes, essa aqui também demonstra o desejo de Peeta de saber o que é verdade ou não, de saber o que realmente estava em jogo, pois em muitos momentos do livro, Haymitch e Katniss executaram planos, apenas confiando no que Peeta mostraria ao publico, mas sabemos que em um ponto, ele teve que ficar a par do que estava acontecendo, para evitar que coisas piores acontecessem.

E você tributo, o que acho da musica? Também tem uma música que te lembra algum elemento de THG?
Envie para nós, quem sabe também faremos uma análise!


Postado por Ysla

2 comentários:

  1. Gente, fiquei tipo OMG que susto, depois que li Jogos Vorazes fiquei ouvindo essa música o tempo todo (faz 3 semanas que li) porque realmente acho que tem tudo a ver com o que o Peeta sente.

    Rafaela

    entretendoelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Veja uma versão na voz masculina: http://youtu.be/VKI08oRKn4s

    ResponderExcluir